A Rua Banana, na Cidade Velha. ilha de Santiago, é uma das ruas mais antigas de Cabo Verde. Esta é tida como a primeira rua urbanizada pelos portugueses nos trópicos, construída no século XV. Alguns historiadores afirmam que o porquê do nome, deve-se ao formato da rua, que é tal e qual uma banana. Coincidência ou propositadamente projetada, assim?!
Com casas históricas, de planta única construídas de pedra e cal, com uma porta e duas janelas e cobertura de palha, nesta rua moravam os grandes proprietários de terras da ilha de Santiago e da ilha do Fogo. No século XVI, havia na cidade 500 boas residências de perda e cal.
Paralelas à Rua da Banana, existiam duas outras ruas: a da Carreira e a de Nossa Sr.ª do Rosário, onde se encontra a igreja do mesmo nome, sede da congregação dos homens negros da cidade.
A importância desta rua é como, a rua de Santa Maria situada no centro histórico de Guimarães, Portugal. Por isso, é um local a não perder quando visitar a Cidade Velha, uma amostra do velho mundo e bastante original. Há muita história aqui!
Fonte: ipc.cv